sábado, 25 de julho de 2009

"Nos bastidores"



Óleo sobre painel de MDF, 15x10 cm...

(Vendido)

Carlos,

em Pintura a óleo, a tinta a aplicar sobre a tela deve ter uma consistência idêntica à da manteiga no Verão. Junte-lhe médium (óleo de sementes de linho, com ou sem algum sicativo) e misture tudo muito bem sobre a paleta (com o pincel ou com uma espátula, dependendo da quantidade de tinta que preparar) até atingir este grau de fluidez.

Os pincéis, para os lavar no fim de cada sessão de pintura, primeiro limpe-os o melhor que puder com essência de terebintina ou de petróleo (white spirit) e depois lave-os com sabão azul e água morna esfregando-os suavemente sobre a palma da mão. Nunca deixe um pincel mergulhado em essência de terebintina ou de petróleo de um dia para o outro.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

"Serena"


Aguarela sobre papel, 12,5x15 cm...
(Passe-partout, 22,5x25 cm)
Disponível para venda - 120 €

"Eu sou!"



Aguarela sobre papel, 9,5x14,5 cm...

(passe-partout 18x24 cm)

Disponível para venda - 100€

Parece-me que toda a gente quer que eu indique os preços dos quadros que aqui mostrar. Está bem, faça-se-vos a vontade: a partir de hoje passarei a pôr também os preços.

No próximo domingo (26Jul09) há mais um café-concerto no Museu Nacional dos Coches, das 17 às 19h00. A entrada é grátis. O tema é a cidade de Bucareste, Roménia. Ainda não sei o que vou pintar... mas ainda tenho dois dias para pensar nisso, não é?

sexta-feira, 3 de julho de 2009

A minha estada no café-concerto no Museu dos Coches do passado domingo desta vez correu-me mal... muito mal! O quadro que pintei - já o destruí - saiu-me uma autêntica desgraça... Acontece quando se tem o pensamento noutro lugar e noutro assunto que não o que se está a fazer de pincel na mão. O meu pai, que estava há já algum tempo no hospital, acabou por falecer mais tarde na noite desse mesmo domingo.
Obrigado a todos. Voltarei a este blogue dentro de alguns dias.

"Carvão e giz"


Carvão e giz branco sobre papel de desenho, 24x18 cm...
De tempos a tempos, sabe bem regressar ao Desenho. A prática do Desenho é essencial na Pintura, pois estou convicto de que, sem aquele, esta não é possível, independentemente do estilo de Pintura que o artista adoptar. Dito de outra maneira, a Pintura também é Desenho... Mas o Desenho não é Pintura.
Por outro lado, para um pintor, continuar a desenhar desenvolve e mantém uma maior sensibilidade para o valor das cores. O valor de uma cor - para o meu tipo de pintura, a mais importante das 4 características da cor - é o grau de cinzento que essa cor apresenta numa fotografia a preto-e-branco.