terça-feira, 30 de agosto de 2011

O contador do Nº. de Vistas... desapareceu!!!

A indicação do Nº de visitas deixou de aparecer nesta minha página, e eu não sei por quê. Alguém me pode ajudar a restaurar esta informação? Terá desaparecido porque atingi as 99 999 visitas, que poderá ser o nº máximo que este contador aceita? Acho que ainda não as tinha atingido: tinha alguns milhares de visitas, mas creio que ainda estava muito longe das 99 mil. Como posso instalar um novo contador, ou recuperar o antigo?

O Rossio à Praça do Comércio

Óleo s/ tela colada em painel de MDF, 7,5x10 cm

Adoro pintar estas miniatura de cenas de Lisboa. Em restos de tela e de painel de MDF. Pintadas em menos de vinte minutos.

As fases de um retrato (fase 1)





Um rápido esboço com uma cor de terra (terra-de-sombra-queimada), mais para enquadrar a imagem na tela do que para desenhar o sujeito do retrato. Aqui, atenção às "linhas de força".

As fases de um retrato (fase 2)


Depois de decidido onde e como toda a imagem vai ocupar a tela, marcam-se os lugares onde vão ficar os olhos, o nariz e a boca. Esta marcação é feita de acordo com as proporções do rosto do retratado.

As fases de um retrato (fase 3)




Colocação das cores. Bastam tons aproximados; o que é importante é dar atenção temperatura das cores. Em toda a face humana, a zona da testa é o domínio dos tons neutros, os tons quentes estão na zona do nariz e bochechas e nos nos lábios, os frios na zona do queixo e à volta dos lábios.

As fases de um retrato (conclusão)




Óleo s/ painel de MDF, 14x19 cm.




Um acerto aqui, outro ali. Vai-se puxando a tinta para onde ela é necessária. Acrescenta-se mais tinta. Definem-se os traços do retratado. Acaba-se o fundo. Tratam-se as luzes e as sombras. Põe-se a assinatura e... já está!