quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sem título...



Óleo s/ painel de MDF, 10x15 cm


Ora bem, resumindo numa só resposta muitas das perguntas que me têm feito, aqui vão algumas dicas que poderão ser úteis.

Quatro das regras básicas da pintura a óleo: (1) pinta-se gordo sobre magro (uma camada de tinta deve ter mais óleo - ser mais gorda - do que a anterior); (2) começa-se a pintar de trás para a frente e de cima para baixo (primeiro o fundo do quadro, seja ele um céu, uma parede, um panejamento, ou simplesmente "ar"), a última coisa a ser pintada é o principal "protagonista" do quadro, ou seja, aquele elemento ou objecto onde incide mais luz; (3) é melhor pintar primeiro aquilo que é escuro, depois o que é mais claro, porque é mais fácil clarear que escurecer qualquer tinta de óleo; (4) no início de um quadro a óleo, não se empasta a tinta, guarde-se o empastanço para as pinceladas finais... para as luzes e os brilhos.

E ainda outra natureza-morta...



Óleo s/ tela, 20x50 cm


Obrigado a todos pelos vossos comentários.

Mais uma natureza-morta



Óleo s/ painel de MDF, 20x25 cm

Três rosas





Óleo s/ tela, 40x20 cm



Um jarro de água, um ramo de rosas, um cacho de uvas e uma fatia de melancia....



Esta foi a melhor fotografia que consegui. Sei que, com o "Photoshop 7", é possível limpar em fotos os brilhos indesejáveis, mas eu nao sei como isso se faz. Alguma dica?

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Retrato

Óleo sobre painel de MDf tratado com gesso acrílico e verniz.


O mais trabalhoso foi o brasão...