terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Cada pincelada tem de contar...



Óleo s/ painel de MDF, 15x10 cm...
(Vendido)

Sim, Miguel, sem dúvida que no "modo" alla prima cada pincelada é importante para o efeito final.
Antes de qualquer pincelada, analise previamente o seguinte: qual a cor da pincelada, onde aplicá-la, com que tamanho aplicá-la, e em que direcção aplicá-la.
Quanto à cor, em princípio serve qualquer uma que se aproxime do tom que se deseja, mas o valor tonal e a temperatura têm de ser os exactos.
O lugar onde se tem de aplicar uma pincelada tem a ver obviamente com o desenho do motivo; por exemplo, uma pupila pintada meio centímetro mais à esquerda do seu lugar exacto destroi o desenho de uma face.
O tamanho e a direcção da pincelada: escolha sempre o maior pincel possível para o que quer fazer, e aplique a pincelada na mesma direcção em que corre a superfície do objecto que quer representar.

2 comentários:

  1. Oh mestre, as suas "dicas", são sempre bem vindas. Como adoraria ter umas aulazitas consigo... Há pessoas que sabem pintar muito bem, mas não o conseguem transmitir. Pois no seu caso, penso que o transmite de uma maneira simples e que até parece fácil... Obrigado!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Baralvim.
    Obrigado pelas sua visitas e comentários. Inscreva-se no meu atelier ou, ao menos, venha assistir a uma aula minha num dia em que tenha tempo (é grátis). Em Setembro vai começar um horário pós-laboral, das 19h às 22h. Apareça.
    Ou vá perguntando por aqui tudo o que deseja saber sobre pintura a óleo.

    ResponderEliminar