sexta-feira, 16 de julho de 2010

Alô, São Paulo, Brasil

Obrigado pelo seu comentário, Sr. Demi Lopes. Seja bem-vindo ao meu blogue. Não, não ministro cursos por correspondência, mas pode sempre ir perguntando por aqui o que desejar saber sobre pintura a óleo. Pergunte-me sobre qualquer dificuldade ou problema que tiver na sua pintura, e eu tentarei resolver-lhos dizendo-lhe como se faz.
Como pode ver pelas obras dos meus alunos que publiquei nesta página, para aprender a pintar bastam apenas duas condições: paciência e coragem. A primeira para nunca desistir; a segunda para nunca entrar em "pânico" quando as coisas começam a correr mal numa pintura. Com paciência e coragem, tudo tem correcção.
A verdade é que qualquer pessoa que souber escrever o nome também poderá pintar ou desenhar. Já pensou nas curvas e contracurvas que executamos quando escrevemos? Pois pintar ou desenhar é isso mesmo: executar com o pinvel ou o pau de carvão todas essas curvas e contracurvas de modo a construirmos um quadro. Não é difícil; é só necessário saber como se faz... e depois ir praticando até dominar o pincel sobre a tela como domina a caneta sobre o papel quando escreve.
Já agora, lembre-se de que os piores erros são geralmente cometidos nos primeiros 5 ou 10 minutos do início de um quadro. Portanto, antes de começar um quadro, pense bem no que quer fazer e como o deverá fazer.
Um abraço... e mande sempre.

Mais pinturas no meu atelier...



Uma maçã pintada por E.M.








Duas fases de um retrato por C.P.



Os meus alunos

Eis alguns trabalhos executados pelos meus alunos

Um retrato a carvão por I.R.

Uma natureza-morta de T.M.