sexta-feira, 16 de julho de 2010

Alô, São Paulo, Brasil

Obrigado pelo seu comentário, Sr. Demi Lopes. Seja bem-vindo ao meu blogue. Não, não ministro cursos por correspondência, mas pode sempre ir perguntando por aqui o que desejar saber sobre pintura a óleo. Pergunte-me sobre qualquer dificuldade ou problema que tiver na sua pintura, e eu tentarei resolver-lhos dizendo-lhe como se faz.
Como pode ver pelas obras dos meus alunos que publiquei nesta página, para aprender a pintar bastam apenas duas condições: paciência e coragem. A primeira para nunca desistir; a segunda para nunca entrar em "pânico" quando as coisas começam a correr mal numa pintura. Com paciência e coragem, tudo tem correcção.
A verdade é que qualquer pessoa que souber escrever o nome também poderá pintar ou desenhar. Já pensou nas curvas e contracurvas que executamos quando escrevemos? Pois pintar ou desenhar é isso mesmo: executar com o pinvel ou o pau de carvão todas essas curvas e contracurvas de modo a construirmos um quadro. Não é difícil; é só necessário saber como se faz... e depois ir praticando até dominar o pincel sobre a tela como domina a caneta sobre o papel quando escreve.
Já agora, lembre-se de que os piores erros são geralmente cometidos nos primeiros 5 ou 10 minutos do início de um quadro. Portanto, antes de começar um quadro, pense bem no que quer fazer e como o deverá fazer.
Um abraço... e mande sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário