sábado, 19 de novembro de 2011

Tintas alquídicas

Joana, antes do mais, obrigado pela sua pergunta. Existem à venda 3 tipos de tintas a óleo - que eu conheça - para pintura artística: as tradicionais tintas a óleo propriamente ditas e que toda a gente conhece; as tintas a óleo à base de água (que se diluem com água); e, as tintas alquídicas (ou alcídicas), cujo aglutinante é uma resina à base de álcool e ácido, donde deriva o seu nome (álcool + ácido = alcídicas, ou alquídicas).
Todas estas tintas podem ser misturadas entre si, desde que não se use água, ou seja, as tintas à base de água, neste caso, devem ser usadas directamente do tubo sem se acrescentar água nenhuma. O médio a usar nestas misturas deverá ser o tradicional óleo de sementes de linho.
Para pintar somente com tintas alquídicas, aconselho o uso de pincéis de pêlo resistente (pincéis de cerdas duras) pois o ácido que elas contêm pode corroer o pelo mais macio de alguns pincéis se não se tiver o cuidado de lavar imediatamente os pincéis que se usarem.
As tintas alquídicas secam completamente em cerca de 6 horas; por isso são óptimas para os primeiros estádios de uma pintura. Depois, pode pintar-se por cima delas com tintas a óleo tradicionais (de secagem mais lenta), mas nunca com tintas de óleo à base de água.
As tintas alquídicas também têm uma nítida tendência para amarelarem com o tempo, e dão à pintura um aspecto final acetinado. Quando pintar um quadro somente com estas tintas, sugiro que o faça pelo método tradiciopnal (camada após camada), dado que as tintas alquídicas possuem todas (na minha opinião) um grau maior ou menor de tranparência.
Espero ter ajudado.

Sem comentários:

Enviar um comentário