quinta-feira, 25 de junho de 2009

Café-concerto no Museu dos Coches...

No próximo domingo, 28Jun09, mais uma vez vou estar no Museu dos Coches a pintar ao som de música, das 15 horas às 19. Desta vez, o tema é a cidade de Viena e do seu famoso Café Sprel.
Estão todos convidados. Não faltem! A entrada é grátis e com a oferta de um café e uma pastinha de chocolate no intervalo... e uma fantástica maneira de passar um fim de tarde de domingo.
Não se esqueçam de que é preciso chegar cedo para arranjar um bom lugar, tanto para o carro como dentro do Museu.
Vemo-nos por lá.

"L'Un et l'Autre"


Óleo s/ tela. 30x40 cm...
(Disponível para venda)
Uma natureza-morta na técnica do claro-escuro.
Obrigado pelos vossos e-mails e pelas vossas perguntas. Continuem a perguntar - por aqui (através dos vossos Comentários) ou pelo meu e-mail - dmonteiro.arte@gmail.com - o que quiserem sobre técnicas de pintura a óleo: terei o maior prazer em responder o que souber. Aqui vão algumas respostas a perguntas que me têm feito e cujas respostas entendo de interesse geral:
1.- O médium que uso para misturar nas tintas de óleo é composto de 1 parte de essência de terebintina, 5 partes de óleo de sementes de linho, e 1 parte de terebintina de Veneza. Por vezes substituo a essência de terebintina por metade de meia parte (1/4) de sicativo de cobalto quando quero uma secagem mais rápida.
2.- Uso todo o tipo de pincéis, desde os de cerdas rijas aos de cerdas mais macias, dependendo do efeito da pincelada que pretendo. Para os lavar após cada sessão de pintura, uso essência de petróleo (white spirit) e, depois, sabão azul e água morna. Para os limpar durante o trabalho, uso papel higiénico e essência de terebintina.
3. - Trato sempre com gesso acrílico as telas antes de pintar, mesmo as que vêm da loja já tratadas e ditas "prontas para pintar".
4.- Quanto aos preços dos meus quadros, não os publico aqui no meu blogue, mas terei o maior prazer em informar por e-mail os eventuais interessados em alguma aquisição.
Mais uma vez, obrigado a todos pelo vosso apoio e interesse.

domingo, 21 de junho de 2009

"Natureza-morta" (detalhe)



Óleo s/ tela. 50x60 cm...
(Disponível para venda)

terça-feira, 16 de junho de 2009

"À espera do Dodô"


Óleo s/ tela, 40x30 cm...

Ainda os contornos...
Em princípio os contornos desfocados afastam as formas que eles delimitam, e os contornos nítidos aproximam-nas. Mas, depois, é preciso harmonizar e equilibrar tudo isso com a luz (e as sombras) que banha todo o quadro... e é aqui que a coisa se torna um pouco extensa de explicar.

Quanto aos cafés-concertos no Museu dos Coches, é preciso chegar bem cedo, tanto para encontrar estacionamento para o carro como para arranjar um bom lugar.

A todos os que me têm enviado e-mails perguntado se são para vender os quadros que aqui mostro: só estão para venda alguns daqueles que não têm a informação de "Vendido". Ainda não pensei muito bem essa questão de vender os meus quadros através da Internet, e, seja como for, nem sequer sei como isso se faz. Se alguém me puder explicar, eu agradeço.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Os contornos...

Inna, os contornos de que falo não são mais do que os contornos de qualquer objecto, mancha ou forma inseridos num quadro. Lamento, mas, para lhe explicar mais concretamente como se pintam, a página deste blogue teria de ter possivelmente três vezes o tamanho que tem.
De qualquer modo, posso dizer-lhe resumidamente que os contornos são o que faz a luz "dançar" ou "soar" numa pintura. São a caracterítica mais importante de um bom quadro, os elementos que mais contribuem (entre outros) para a "sinfonia" de uma pintura. Eles podem ser internos ou externos, e ainda fortes e fracos... ou mesmo inexistentes.
Poderá encontrar toda esta questão dos contornos (e muitas outras sobre a arte de pintar) completa e compreensivelmente explicada no meu livro "A Arte de Pintar a Óleo - Métodos, Técnicas, Dicas e Truques", que muito em breve (mais ou menos dentro de um mês) estará disponível. Darei notícias da sua edição logo que possível.
Obrigado pelo seu apoio e pergunte sempre o que quiser, porque, se eu souber a resposta/solução e se ela aqui couber em poucas linhas, dar-lha-ei sempre.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

"Beauty comes first"


Óleo sobre tela, 61x46 cm...
(Vendido)
Outro dos aspectos de extrema importância em Pintura e muitas vezes descurado é a questão dos contornos. Que contornos deixar bem definidos? Que contornos deixar meio definidos? E que contornos ignorar?
A figura deste quadro possui estes três tipos de contornos. Durante a execução de um quadro, põe-se sempre o problema - que o pintor tem de resolver - de onde colocar cada tipo de contorno. Mais uma vez, há maneiras e regras para isso.

terça-feira, 9 de junho de 2009

"Retrato"


Óleo s/ painel de MDF, 25x20 cm...
Um das "coisas" da Pintura em que inicialmente os meus alunos sentem alguma dificuldade é como e onde colocar o objecto-sujeito de um quadro dentro do espaço da tela. Há regras para se fazer isso; regras que obedecem simplesmente à maneira como a visão humana funciona quando se olha para dentro de numa superfície quadrada ou rectangular. Logo, se se obedecer a esse funcionamento do olho humano, a "coisa" torna-se simples.
Mas, em Pintura não há dogmas: não existem regras que não possam ser quebradas... mas ignorar essas regras, "dobrá-las" um pouco ou "esticá-las" de modo a ainda fazer arte só é possível se se aprender primeiro a respeitá-las.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Museu dos Coches, em Lisboa, 31 de Maio de 2009


Mais uma fantástica tarde de domingo no Museu dos Coches. O tema: a cidade de Veneza e o famoso e mais antifgo café da Europa, na Praça de São Marcos, o Café Florian, em tempos frequentado por Stravinsky, Lord Byron, Charles Dickens, Marcel Proust, Goethe, Rousseau, e muitos outros cidadãos do mundo...
E lá estive eu, mais uma vez, tentando convencer uma tela branca a transformar-se num quadro. É deste diálogo, desta luta, que eu gosto... eu, os meus pincéis e as minhas tintas, contra a imensidão intimidante do branco de uma tela. Mas tive um aliado poderosíssimo: a música deliciosa da Belle Époque Salon Orquestra, conduzida por Laurentiu Ivan-Coca, e a voz do tenor José Manuel Araújo...
Obrigado a todos, ao vosso apoio, às vossas amáveis palavras e à simpática Senhora que adquiriu o quadro que pintei. E também o meu especial agradecimento à Sra. Dra. Silvana Bessone, Directora do Museu.