quinta-feira, 25 de junho de 2009

"L'Un et l'Autre"


Óleo s/ tela. 30x40 cm...
(Disponível para venda)
Uma natureza-morta na técnica do claro-escuro.
Obrigado pelos vossos e-mails e pelas vossas perguntas. Continuem a perguntar - por aqui (através dos vossos Comentários) ou pelo meu e-mail - dmonteiro.arte@gmail.com - o que quiserem sobre técnicas de pintura a óleo: terei o maior prazer em responder o que souber. Aqui vão algumas respostas a perguntas que me têm feito e cujas respostas entendo de interesse geral:
1.- O médium que uso para misturar nas tintas de óleo é composto de 1 parte de essência de terebintina, 5 partes de óleo de sementes de linho, e 1 parte de terebintina de Veneza. Por vezes substituo a essência de terebintina por metade de meia parte (1/4) de sicativo de cobalto quando quero uma secagem mais rápida.
2.- Uso todo o tipo de pincéis, desde os de cerdas rijas aos de cerdas mais macias, dependendo do efeito da pincelada que pretendo. Para os lavar após cada sessão de pintura, uso essência de petróleo (white spirit) e, depois, sabão azul e água morna. Para os limpar durante o trabalho, uso papel higiénico e essência de terebintina.
3. - Trato sempre com gesso acrílico as telas antes de pintar, mesmo as que vêm da loja já tratadas e ditas "prontas para pintar".
4.- Quanto aos preços dos meus quadros, não os publico aqui no meu blogue, mas terei o maior prazer em informar por e-mail os eventuais interessados em alguma aquisição.
Mais uma vez, obrigado a todos pelo vosso apoio e interesse.

1 comentário:

  1. Excelente!
    Como muito bem indica o título, aqui temos a perfeita equivalência entre os dois elementos da composição.

    Nada mais a dizer, um e o outro dizem tudo.

    ResponderEliminar