segunda-feira, 3 de agosto de 2009

"Odette"


Óleo s/ tela. 70x50 cm...


Alguém sugere um título para este quadro?
Procurei que a expressão da face da bailarina comunicasse as emoções que lhe vão na alma. Sugiram-me um título que indique essas emoções. Se acertarem prometo dar a este quadro o melhor título que me enviarem. Desta forma, saberei se consegui pintar o que queria pintar. Antecipadamente, obrigado a todos.

SMA, thank you for your visit to my blog and kind words. I'm looking forward for your next comments on my paintings. Thank you.

2 comentários:

  1. "Sonho quebrado"
    I'm thinking, of course, about Odette in "The Swans Lake". She's looking at Siegfried and Odille and her dreams are swept away.
    Anger and love are mixed up in her eyes,but her hands express a deep resignation.
    Deception, abandon...only a kind of bitter smile reminds her about the fascinating prince.
    It was a nice time spent in front of your ballerina.Thank you for sending me in the land of music and fairy tales.
    Sma

    ResponderEliminar
  2. Daniel,
    Queres um título? É mesmo isso que tu queres?
    Verdadeiramente penso que tu queres é ensinar a olhar, para nos fazeres ver o belo que tu vês e nos tornares cúmplices dos teus diálogos com esta bailarina.

    Ela fez uma "Pausa" e deixou-se pintar.
    Tu pintaste-a humana e sem pose.

    Na sua face estão bem visíveis os sentimentos de preserverança e determinação e a avaliação que ela faz do seu árduo trabalho. Eu quase diria que a pausa de descanso e abandono (não de quebra nem de desistência) em que a apanhaste é uma pausa para "Tempos e Resultados".

    A postura estabelece o diálogo entre o rosto e o corpo e ambos conduzem às mãos (que nem se movem para levantar a alça!).
    O nosso olhar não se prende completamente ao corpo, capta o essencial, desliza e fica na interioridade explícita das mãos da bailarina.

    A fita encarnada! Que melhor diálogo com a realidade?!

    Não te dou o titulo. Mas agradeço-te por me fazeres ver o belo que tu vês.

    ResponderEliminar