quarta-feira, 6 de maio de 2009

"Será...?"



Óleo s/ painel de MDF, 15x10 cm...

Inna,

O seu "modo" é o método clássico mais divulgado. E, quando digo clássico, refiro-me a antigo. Tinha por objectivo prevenir a deterioração e assegurar a permanência das cores da pintura ao longo do tempo. Hoje em dia, penso que já não se justifica, dado o avanço tecnológico que entretanto sofreram as tintas de óleo para artistas. No entanto, ainda é, pode e deve ser praticado quando se pretende um máximo de realismo numa pintura e/ou um aspecto mais "suave" e "acabado". A única desvantagem que lhe vejo é a morosidade do método: é preciso esperar que cada camada de tinta seque completamente para depois se aplicar a seguinte (e também ter um cuidado extremo para NUNCA empastar as tintas em lado nenhum). Claro que, com as tintas, se podem usar sicativos ou médiuns que já o contenham, mas um quadro executado por este método nunca leva menos de seis meses a ser terminado, sob pena de se ver a tinta estalar ou apresentar fissuras ao fim de uns quantos anos (note que este método clássico - porque se baseia em várias camadas de tinta sobrepostas - resulta sempre numa camada de tinta final ou total bastante espessa no quadro acabado, daí que seja absolutamente necessário deixar secar tudo muito bem antes de voltar a pintar).

Sobre as aulas que presentemente estou a dar, são num Atelier privado e as inscrições para novos alunos estão encerradas. Avisarei aqui assim que abrirem as inscrições neste Atelier ou noutro qualquer em que eu venha a dar aulas.

Obrigado pelo seu apoio e pergunte sempre o que quiser. Partilharei neste blogue tudo o que sei sobre pintura, pois entendo que qualquer pessoa que saiba escrever o nome também poderá pintar; o que é preciso é alguém lhe diga (e mostre) como se faz... e, depois, que pratique e pratique... muito.

1 comentário:

  1. Olá Daniel! Obrigada pela sua resposta detalhosa. Pois é. Este metodo de pintura é muito demorado. Foi por curiosidade de experimentei e abriu-se me um mundo enorme onde tenho ainda muito de aprender. Uso este método clássico de muitas camadas para cópias de quadros antigos. O resultado me surpreende. E mais, este tipo de pintura me disciplina. Na escolha de tons.
    Mas também gosto muito de tipo de pintura que Daniel usa para retratos. Fica leve, luminoso. Isso não sei fazer e gostava de assistir ao vivo um dia o trabalho destes.
    Fico a aguardar as notícias sobre as aulas e as novidades suas.

    ResponderEliminar