sábado, 30 de maio de 2009

Ai, a trabalheira que é o acrílico...

Inna, sim, a tinta acrílica escurece depois de seca... e, para agravar a situação, nem todas as cores acrílicas reagem de maneira igual. Com a aguarela, acontece exactamente o contrário e de uma maneira muito mais pronunciada, as cores ficam mais claras depois de secas. Em ambos os médiuns, este inconveniente é proporcional à quantidade de água que se adicionar à tinta.
O único "truque" que conheço para resolver completamente este probema tanto no acrílico como na aguarela é prever o aspecto final da cor depois de seca. Ao misturar as cores na paleta é preciso ter em conta e compensar este inconveniente, e só com muita prática se consegue apanhar o jeito. Como vê, afinal não há truque nenhum... a solução está apenas na prática e na observação do efeito final de uma cor depois de seca.
Note, no entanto, que há marcas de tintas acrílicas em que este efeito é menor que noutras. Para a aguarela é que não há mesmo remédio: há que treinar e educar o "olho de artista" (que toda a gente tem!!!) para que se possa preparar uma cor mais clara (ou mais escura, na aguarela) de modo tal que ela resulte tão escura (ou tão clara, na aguarela) quanto a queremos depois de seca.
De qualquer modo, lembre-se de que uma velatura pode corrigir/afinar qualquer das quatro características da cor: tom, intensidade, valor ou temperatura. Mas as velaturas em acrílico ou em aguarela ainda são mais difíceis do que tentar prever - quando se prepara uma cor - qual o aspecto final da cor depois de seca. Acredite.

"Anónimo", agradeço o seu comentário sobre o "Palhaço". Amanhã à tarde, domingo 31 de Maio, no Museu dos Coches, ele estará exposto - no átrio de entrada - entre alguns outros quadros meus de pequeno formato.

1 comentário:

  1. Bem, eu ainda lá no fundo gostava de acreditar que é por causa da marca de acrilico que me acontece este escurecimento. e um dia encontro uma marca que seca mais devagar e não muda depois de secar. Sabe, eu quase evito o acrilico tanto desgosto ele ás vezes me traz. Entretanto aprendi mais uma vez que não há soluções simples para um problema. só prática resolve tudo.
    Aprecio a sua resposta cuidadosa e bem informativa.

    ResponderEliminar