terça-feira, 21 de abril de 2009

"A menina dança...?"


Óleo sobre painel de MDF com gesso acrílico, 20x15 cm...

(Vendido)

Pintei este quadro por um dos métodos mais clássicos da Pintura a óleo. Feito e fixado o desenho a lápis sobre a tela em branco, ele é todo coberto com uma ligeira camada uniforme de gesso acrílico suficientemente diluído para não o fazer desaparecer completamente. Depois, todo o desenho é realçado (pintado) com tinta de óleo de cor neutra (uma mistura das três cores primárias e branco), mais ou menos escura, mais ou menos diluída; o resultado é uma pintura monocromática acabada. Depois de bem seca esta camada inicial de tinta de óleo, toda a tela é coberta com uma cor de terra (sombra, siena ou ocre) muito diluída, que vai servir de base para a estruturação da cor. A seguir, pintam-se as sombras, depois as luzes e os brilhos com as cores respectivas. Finalmente, os retoques finais, e o quadro está acabado.
Aqui tem, Nuno, o que lhe prometi. Ha tantas variações deste método clássico de pintura quantos pintores existem; cada um adopta a variação que mais se lhe adapta e agrada, umas mais morosas outras mais rápidas. Qualquer que seja a varição deste "modo" de pintar, ele produz um resultado final diferente do alla prima. Repare, no entanto, que neste quadro eu não resisti a umas pinceladas finais mais soltas aqui e ali. Uma dica: nunca empaste as tintas nos estádios iniciais de uma pintura; guarde o impasto para as últimas das últimas pinceladas.

3 comentários:

  1. Mais um quadro que aprecio muito
    Naturalmente belo.
    Os tons estão fantásticos e a parte de baixo do queixo! a cor faz sobressair a cara e o pescoço.Sou muito leiga nisto de pintura, mas é o que sinto e consigo exprimir quando olho para o quadro. O tons do cabelo, da pele, acho muito bem conseguido. Em suma mais uma das tuas obras que gostei

    ResponderEliminar
  2. Daniel, posso perguntar onde está a dar as áulas?

    Mais uma técnica que eu conheci. Faço ao contrário mas agora não sei qual é a vantagem ou desvantagem. A primeira camada que eu faço despois de imprimatura é a de umbra, depois é a camada neutra e a seguir são de cor. Um dia experimento a sua técnica.
    Gostei deste quadro. Obrigada por partilhar connosco o seu conhecimento. Há poucas as pessoas que decidem partilhar.

    ResponderEliminar
  3. Quem o comprou levou um bom quadro, teve olho para o escolher.
    Excelente!
    Abro estas fotos para melhor apreciar a tua pincelada. É fantástico de ver.
    Nesta pintura fixei-me nas pinceladas com que pintaste a orelha. A seguir, a cor quente da bochecha que logo depois arrefeces com uma cor fria. É que só podia ser mesmo assim!

    ResponderEliminar