sábado, 11 de abril de 2009

"Nu"


Disse-me uma vez um dos meus mestres: "Quem for capaz de pintar bem uma mulher nua, será capaz de pintar tudo..." Ainda não sei se isso é mesmo verdade... ou, pelo menos, se funciona comigo.
Os tons da pele humana, os jogos de luz e sombra sobre o corpo humano, o cabelo... tudo isto para mim é mais fácil quando pintado a óleo. Mas a aguarela... ai, a aguarela... é uma "trabalheira"!
P.S.: Não me perguntem quem é o modelo. Nunca respondo a essa pergunta!

3 comentários:

  1. Fantástica compreensão dos fenómenos da Luz!
    Compreender é uma coisa e fazer é outra.
    E fazer assim e a aguarela ....não é para todos.
    Parabéns Pintor!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns. Sei que consegue pintar tudo, depois de ter pintado tão bem uma mulher Nua e a aguarela.
    Fantástico tom de pele, a sombra sobre o corpo humano, os jogos de luz, o cabelo, a elegância da postura...., Sensacional.
    Um comentário de alguém que conheceu os seus primeiros quadros, que opinou e sempre desejou ter o seu retrato pintado pelo PINTOR Daniel Monteiro.

    Muitos Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Embora sendo suspeito, sou obrigado a renderme à tua arte a pintar, arte essa que já vem dos tempos de escola quando em vez de estares com atenção às aulas, fazias caricaturas nos cadernos.
    Quanto ao nu, não é apenas a pintura, mas a sensualidade que conseguiste imprimir ao quadro. Não percebendo eu nada de arte nem de pintura, parece-me que a pintura aqui exposta, nos quer dizer algo de muito bonito.

    ResponderEliminar