sábado, 11 de abril de 2009

"Aguarela"


Aguarela sobre papel, 20x25 cm...
O meu "meio" de pintura preferido é sem dúvida o óleo. Mas, de vez em quando, gosto de pintar uma aguarela...
A pintura a aguarela é sempre um desafio e tanto para mim: todos aqueles condicionalismos da aguarela a ter em atenção durante a execução... a quantidade de água no papel, a quantidade e a qualidade da tinta no pincel, a constante necessidade de prever qual o aspecto da cor depois de seca, a rapidez com que é preciso actuar antes que seque... enfim, é só "stress". Mas, de uma maneira que ainda não consigo explicar, pintar a aguarela serve-me para "desenjoar" do óleo (um dia destes ainda vou pensar melhor no assunto e descobrir porque é que de vez em quando me dá uma forte vontade de pintar uma aguarela).
O meu sincero obrigado todos os que aqui comentaram a minha pintura....
E, sim, Nuno, é pintura alla prima; estou agora a pintar dois retratos no "modo" clássico que em breve mostratrei aqui. Depois, poderá ver a diferença final entre os dois "modos", o clássico e o alla prima. Seja bem-vindo, comente e/ou pergunte sempre o que quiser.

3 comentários:

  1. Esta aguarela, quanto a mim, exprime um rosto com uma expressão, serena em que se misturam a timidez por um lado e a auto confiança por outo, numa dualidade de sentimentos. Simplesmente belo!

    ResponderEliminar
  2. Conseguiste passar para esta aguarela a doçura e candura dum olhar. Um rosto com uma expressão serena mas firme.
    Gostei muito da suavidade das cores
    Parabéns mais uma vez

    ResponderEliminar
  3. Fabulosa harmonia de cores.Parabéns!

    ResponderEliminar